Certificação ANBIMA(CPA10), porque é preciso?

Tempo de leitura: 3 minutos

A certificação anbima CPA 10 está mais frequentes na vida dos bancários, principalmente entre as pessoas que desejam ocupar um cargo de gerente de contas.

As vezes surgem comentários sobre a certificação Anbima CPA 10 como:

“…porque devo fazer esta CPA10 ?”

“…Já estou no banco há tanto tempo como gerente e inventam essa certificação, pra que?”

“…Entrei no banco recentemente como escriturário serei obrigado a ter a CPA10?”

Bom, muitos questionamentos são feitos em relação a certificação ANBIMA. O que acontece na verdade que todo tipo de certificação para melhorar a qualidade de um serviço é de grande importância para sociedade. E é neste sentido que a CPA10 e CPA20 vieram para ajudar.

Em meados de 2002, o mercado financeiro estava muito instável, com o dólar chegando a R$ 4,00. Com isso muitos investimentos foram afetados e houve inclusive retorno negativos em aplicação consideradas conservadoras,como o fundo de renda fixa ou referenciados DI.

“Quer saber como passar na prova da CPA 10? clique e saiba como..”

Com isso esse cenário, houve um grande números de resgate de investimentos feitas por clientes inseguros. Além disso, mostrou-se uma incapacidade dos funcionários do banco em relação a carteira de investimentos, oferecendo aplicações não adequadas para cada investidor.

Com a resolução 3.158 de 2002, o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central passaram a exigir que os profissionais do mercado financeiro que possuem contato direto com investidores na comercialização de produtos de investimento e atendem investidores comprovem seu conhecimento por meio de exames de certificação, que são organizados por entidades de reconhecidas pela capacidade técnica.

No mesmo ano, a então Anbid, hoje Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), criou o Programa de Certificação como um dos pilares para contribuição do desenvolvimento sustentável do setor.

Qual a diferença entre CPA-10 e CPA-20?

certificação anbima

Foi inicialmente lançada a CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 20), que se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto a investidores qualificados, que são aqueles que possuem mais de 300 mil reais para aplicar.

Pouco tempo depois, foi criada a CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10), com um programa menos robusto, que destina a certificar o mesmo público alvo, mas que não atende investidores qualificados.
Em outras palavras, a CPA-10 se destina a profissionais que atendem investidores com volumes menores para aplicação e, por esse motivo, o programa menos amplo que o da CPA-20.

Afinal, tenho que ter a certificação ANBIMA?

certificação anbima

Sim, todos os funcionários do banco que almejam ou já atuam na área comercial, oferecendo produtos de investimentos, devem ter o CPA10 e para gerentes que possuem investidores qualificados,ou seja, que possuem mais de 300 mil para investir, devem ter o CPA20

E pra quem é escriturário? É necessário já fazer a prova?. Bom, o banco não obriga quem está nesta função a fazer a prova, geralmente a cobrança maior é para os gerentes de contas. Mas para quem deseja crescer no banco e se tornar uma gerente, com certeza o banco irá cobrar a certificação.

Então para quem gostaria de se antecipar a esta cobrança ou até mesmo sair na frente de outro funcionários, aconselho se preparar logo para prova e se possível se certificar. Pois isso, ira atender condições obrigatórias para a promoção, além de mostra iniciativa e interesse pela área comercial.

Caso queria baixar a apostila completa grátis  do Prof. Hygor Duarte, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *